segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Utilizando o marketing pessoal a seu favor

Utilizando o marketing pessoal a seu favor



Marketing Pessoal pode ser definido como uma ferramenta para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional. Assim como no marketing, que são os meios que visam potencializar as vendas dos produtos, utilizando a divulgação através da promoção de suas qualidades, o marketing pessoal é a mesma coisa, que em benefício próprio. Em benefício de sua carreira. Assim, em outras palavras, é fazer-se notado. Não simplesmente ser notado, mas ser notado por suas qualidades, habilidades e competências. Na área de vendas o  marketing pessoal ajuda o profissional a estar sempre em contato com possíveis novos clientes, pois projeta sua imagem no mercado em que atua.
Seguem algumas dicas importantes para você fazer seu marketing pessoal com eficiência:
ü  Cuidado com os modos Evite a todo custo o uso de gírias, frases da moda e palavrões durante o atendimento de um cliente.
ü  Cuidado com a falta de higiene pessoal Procure manter-se sempre em um bom estado de higiene. Se transpirar demais ao longo do dia, mantenha uma troca de roupa em seu local de trabalho e a use quando necessário. Da mesma forma, tenha cuidado com seus dentes e hálito. Dentes mal cuidados e mau hálito podem jogar a sua imagem no chão e prejudicar consideravelmente o seu trabalho.
ü  Cuidado com excessos Não seja exagerado. De modo geral, tudo em excesso incomoda. Cuidado com roupas, acessórios, volume da voz, entre outros exageros que costumamos cometer no trabalho.
ü  Vista-se adequadamente Antes de sair, diariamente, olhe-se no espelho e pergunte-se se sua roupa está adequada para as suas atividades deste dia.
ü  Tenha uma postura correta Observe o seu modo de andar. Existem pessoas que andam olhando para baixo, com os ombros caídos. Isso denota insegurança e por isso deve-se tomar cuidado, mantendo a postura adequada. Da mesma forma, procure falar com desenvoltura e segurança. Pronuncie as palavras corretamente e sem pressa.
ü  Não seja soberbo Se existe algo que pode derrubar a imagem de um profissional é quando ele se acha melhor que os outros.
ü   Destaque-se na multidão Participe sempre de eventos sociais e feiras de negócios, esses são  ótimos lugares para você conhecer novas pessoas. Sempre que se apresentar a alguém diga seu nome e sua área de atuação.
ü  Não seja pego de surpresa Nunca esqueça seus cartões de visita, pois a qualquer momento você pode encontrar algum cliente em potencial.
ü  Informação é tudo Esteja sempre bem informado. Tanto sobre os produtos ou serviços que você oferece ao mercado, bem como notícias de uma forma em geral.
ü  total atenção ao seu cliente quando o seu interlocutor começar a falar, escute com muita atenção. Agindo assim, você estará criando uma empatia com seu possível cliente, o que facilitará uma futura negociação.

Pilares do Sucesso Profissional

            Todo vendedor bem sucedido, deve ter como alicerce de sua vida pessoal e profissional, três pilares básicos: Atitude, Integridade e Competência.
ü  Atitude
Pode ser definida como a forma de agir do vendedor, qual a sua conduta em relação a sua profissão. É tomar decisões enérgicas quando for preciso mudar uma situação. Em vendas, o resultado não surge como um passe de mágica. vai aparecer se o vendedor deixar o comodismo de lado e partir para o mercado com muito trabalho e dedicação.
ü  Integridade
É definida como honestidade, ética, retidão. A integridade não se aprende em treinamentos, ela é ensinada desde os primeiros dias de vida através da educação dos pais pelo respeito aos conceitos morais e éticos em que todo ser humano está inserido. Na área de vendas, pesquisas que apontam que clientes atendidos por vendedores que 20 aparentam serem íntegros e sinceros, estão dispostos a gastar mais dinheiro na compra. Acabam por generalizar essa percepção nos produtos que o vendedor está oferecendo.
ü  Competência
É definida como aptidão ou capacidade para solucionar determinados problemas ou realizar seu trabalho com a máxima qualidade. A competência é adquirida ao longo da vida, através de especializações, adquirindo conhecimento, técnicas, ferramentas de apoio e plena capacitação em sua área de atuação. Em vendas, o vendedor competente deve conhecer bem a empresa e o mercado que atua, bem como os produtos e serviços que comercializa. Deve conhecer também seus clientes e concorrentes e, principalmente, conhecer a si mesmo, buscando constantemente o seu desenvolvimento com paciência, persistência, franqueza, ética e honestidade.

Principais erros cometidos por vendedores

            Esta lista foi montada depois de analisarmos uma série de pesquisas de vendas que buscavam levantar as falhas mais comuns diante de vendas não realizadas.
Aqui estão elas:
1Não ter orgulho da profissão de vendedor Ser vendedor é uma profissão de valor e muito rentável. Ficou no passado a ideia de que vendedor é a pessoa que não conseguiu arrumar outro emprego. O mercado, os clientes, as empresas valorizam o bom profissional, o mais atualizado, aquele que atende melhor, que entende e satisfaz as preocupações de seus clientes.
2- Falar demais Geralmente, a maioria absoluta de vendedores, fala demais. Fica tão focada em realizar uma boa apresentação do produto que acaba monopolizando o tempo do cliente que tem de escutar, mesmo que não esteja interessado no produto. O vendedor para ter sucesso, deve ouvir o cliente, fazê-lo falar sobre seus desejos, expectativas e necessidades. Somente depois dessas informações é que o vendedor deve direcionar a conversa para a realidade que o cliente acabou de apresentar.
3Desconhecer a sequência de venda Geralmente acontece com vendedores mais inexperientes, que acabam atropelando todo o processo de venda, inserindo questões de fechamento durante a apresentação e vice-versa. Fato como esse costuma gerar muita confusão na cabeça do cliente, pois a venda passa a ter uma sequência ilógica e descontinuada de informações. Certamente o vendedor não terá sucesso na venda.
4Não estudar o potencial do cliente O vendedor que não descobre o potencial do cliente, costuma realizar vendas medíocres, quando poderia estar realizando a maior venda do mês.
5Não planejar a negociação Como dissemos anteriormente, o vendedor que não planeja a venda, reduz substancialmente suas chances de sair do cliente com um pedido. O mesmo vale para vendedores que acreditam que a mesma ação vale para todos os negócios e clientes, a qualquer tempo. Quem não planeja, não vende.
6Tirar muitas conclusões antes do tempo Vendedores ansiosos não costumam ter a paciência necessária para ouvir seu cliente até o final antes de tirarem suas conclusões. Ouvem um pouco da história do cliente e, impacientes, começam a oferecer produtos que podem não ter relação alguma com a necessidade do cliente. O melhor a fazer é ouvir a história até o final (todo cliente acredita que seu problema é o mais difícil de resolver) e sim, preparar uma proposta de venda.
7Não carregar material de trabalho Vendedores comuns andam sempre com catálogos e tabelas de preços. Vendedores excepcionais, além dos catálogos e tabelas, levam também informações complementares como responsabilidade social, informações de processospermissíveiscertificados de qualidade, depoimentos e demais informações corporativas, que irão mostrar ao cliente como você é comprometido com seu trabalho.
8Não levar soluções completas para o cliente O vendedor que não ultrapassa o simples pedido do cliente e se atém apenas ao que lhe foi solicitado, perde a oportunidade de apresentar sugestões que podem lhe render novas vendas no futuro, perdendo também a chance de estabelecer relacionamentos duradouros com seus clientes.
9Acreditar que o cliente não pode trocá-lo por outro vendedor Confiança em excesso pode tornar o vendedor displicente e acomodado. Trate seu cliente como se fosse o único. Existem outros vendedores que fariam de tudo para tomá-lo de você.
10Iniciar a negociação com os itens mais baratos O vendedor não deve deixar se influenciar pelas constantes necessidades de reduzir custos. Cada cliente é uma história e o vendedor não deve subestimar o potencial de cada um. Quando o vendedor oferece o mais barato ao invés domelhor, por tirar a conclusão de que o custo é o principal aspecto da venda, o resultado pode ser um cliente insatisfeito que vai procurar outro vendedor para resolver seu problema. O ideal é descobrir o quanto antes, qual o valor o cliente está disposto a investir.
11Fazer da venda um pedido de socorro É muito comum vendedores sentirem-se como se estivessem esperando a tábua de salvação do mês. Ao invés de se atualizarem e usarem técnicas eficazes de convencimento posicionam-se como se estivessem fazendo um pedido desesperado para que o cliente adquira o produto.  
12Não observar os sinais da compra Alguns vendedores acham que a venda ocorre depois de exaustivos argumentos e explicações. Não se dão conta que o cliente atual é muito bem informado e provavelmente sabe tudo a respeito do seu produto.
13Destacar demais a concorrência O vendedor quando fala demais da concorrência, pode criar no cliente a curiosidade de conhecê-los, colocando em risco uma venda que estava praticamente fechada.
14Fugir das Objeções Muitos vendedores procuram encobrir objeções na esperança de não enfrentar o cliente, torcendo para que a venda se realize. Saiba que objeções são sinais de interesse e que bem respondidas, pode ser a porta de entrada para o fechamento da venda. Se chegar à conclusão de que as objeções significam que o seu cliente não deseja prosseguir, não tente forçar a barra.

15Não realizar pós venda Muitos vendedores encerram a venda com a entrega do produto. Não procuram saber do cliente se supriu as expectativas e obteve os resultados esperados. Esquecem-se que aquele cliente, certamente terá novas necessidades ou novos sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário