quinta-feira, 19 de setembro de 2013

3 formas de evitar o sobe e desce das comissões

3_1

A vida de um corretor de imóveis nem sempre é fácil, principalmente quando o assunto são as comissões e algo bastante comum no ramo: o sobe e desce que faz a comissão ser a verdadeira engrenagem para uma montanha russa.
Será que existe uma forma de mudar isso e se planejar para melhorar essa questão? A resposta é sim e você aprende agora mesmo em 3 dicas fáceis. Confira!

1. Não se prenda apenas a questões urgentes

Muitas vezes, o começo da montanha russa das comissões é causado com o aquecimento do mercado. Você começa a receber muitas ligações urgentes, e-mails de vendas imediatas e passa a concentrar os seus esforços diários apenas para o os clientes que fecharão negócio agora. Não que isso seja errado, afinal, se aparecerem 20 clientes em um único mês, você terá mesmo que dedicar um tempo maior para atendê-los, mas você já parou para pensar no depois?
Quando começamos a concentrar o nosso trabalho apenas no agora, não há espaço para construir uma cartela de clientes e continuar fidelizando os que não estão em nível de urgência. Dessa forma, o seu calendário passa a ficar lotado com os compromissos atuais e quando eles são resolvidos, você ganha muitas comissões, mas não terá a base para os próximos meses.
Organize o seu tempo para não apenas dedica-lo às questões urgentes, mas também investir e economizar tempo para lidar com as outras, que serão essenciais para evitar o sobe e desce das comissões. Tente acordar um pouco mais cedo para organizar as questões que não são urgentes, otimizar o seu planejamento de antigos e futuros clientes e se educar para que um processo de compra de imóveis aquecido não esfrie as próximas possibilidades.
2. Faça uma rotação de culturas de acordo com a sazonalidade
No caso de compra de imóveis ou até mesmo de aluguel de apartamento, há períodos em que os negócios tendem a aumentar ou diminuir. Veja o exemplo de uma casa na praia. Certamente no verão, o índice de procura será muito mais alto do que no inverno. É por esse motivo que você precisa fazer um planejamento que inclua uma rotação de culturas, ou seja, organizar necessidades diferentes para o mesmo lugar. Dessa forma, você estará plantando várias fontes de negócio que podem captar frutos e lucros independentes da sazonalidade.
Veja nosso exemplo: a sazonalidade mais forte de imóveis na praia seria no verão, mas você pode direcionar no inverno os negócios para aposentados, pessoas que não têm férias de verão, pessoas solteiras e sem filhos que costumam gostar da praia fora de temporada. Viu só como é possível preencher o mesmo lugar com várias culturas diferentes? Veja outras dicas para entender o que se passa na cabeça dos seus clientesno nosso outro artigo. Isso é criar uma rotação de cultura e evitar que as sazonalidades pouco atrativas façam as vendas caírem, pelo contrário, elas podem manter o mesmo fluxo de crescimento, desde que você saiba adaptá-las.

3. Planeje-se na estação mais lucrativa

O humano tende a querer gastar mais no período que ganha mais, mas isso nem sempre é sinônimo de escolha certa. Se o seu negócio rende mais no verão, talvez esse não seja o período para que você invista em um carro, uma viagem ou nas férias no final do mês. É necessário que você concentre todos os seus esforços para captar investimentos nesse período e fazer um planejamento financeiro para as próximas estações, incluindo estratégias para manter as suas vendas ao longo dos outros meses.
Não adianta concentrar toda a sua energia nos períodos que parecem ser mais lucrativos, pois quando você reserva um tempo para se dedicar aos objetivos de médio e longo prazo, sempre terá um fluxo contínuo que não precisa enfrentar os perigos da montanha russa do mercado imobiliário.
Conheça também os benefícios de utilizar um CRM Mobile para se relacionar melhor com seus clientes Clicando AQUI.

E VOCÊ, JÁ ENFRENTOU O SOBE E DESCE DAS COMISSÕES? QUE OUTRA DICA ACRESCENTARIA NESSA LISTA? CONTE SUA OPINIÃO PARA A GENTE E VAMOS CONTINUAR ESSA CONVERSA NOS COMENTÁRIOS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário